(Entrevistas & Fotos VIP / Interviews & Photos)

ENTREVISTAS, FOTOS, ARTIGOS & REFLEXÕES importantes para mim.

mai 03, 2007

Reinaldo Ventura - Um benfiquista que virou dragão

Hóquei em Patins »
RUI GUIMARÃES – in Jornal o JOGO – 2.05.2007

"Reinaldo Ventura - Um benfiquista que virou dragão"

"Os meus pais e a minha irmã são benfiquistas. Eu já tive a minha quota mais do que suficiente de benfiquismo, quando era miúdo, por influência dos meus pais". A confissão é de Reinaldo Ventura, um dos mais carismáticos jogadores do hóquei em patins do FC Porto.
Mas sosseguem os dragões, que ele também é... dragão. "Depois de vir para aqui comecei a gostar deste clube. E agora não gosto, agora amo este clube, e um dos meus sonhos é acabar a minha carreira no FC Porto". Ora aí está a outra confissão, mais de agrado dos adeptos azuis e brancos. E para os que ainda têm dúvidas: "Se agora sou mesmo portista? Completamente. Sou sócio e só não continuei com lugar anual no Estádio do Dragão porque, com tantos jogos à quarta e ao sábado, não valia a pena".
Para os benfiquistas, a alegria resulta da alma encarnada dos pais, António e Maria, e da irmã Vânia. "Ao meu pai, custa um bocadinho ir ao pavilhão de Fânzeres e ter de apoiar o FC Porto, mas como se trata do filho...", conta.
Mas esta história tem mais a ver com os portistas e com a conquista do hexacampeonato de hóquei em patins. Uma prova da vitalidade das modalidades azuis e brancas - e das encarnadas, pois o Benfica, mais uma vez, foi o grande adversário - , que finalmente vão ter uma casa própria. "É muito importante para o regresso aos bons velhos tempos. Agora poucos jogadores conhecemos das outras modalidades, ao contrário do que acontecia antigamente em que, no mínimo, nos cruzávamos entre o final dos treinos de uns e o início dos treinos dos outros", confessa Ventura, não se esquecendo, todavia, do palco onde tem actuado nos últimos anos: "É um pavilhão que nos permite treinos à hora que queremos, que está totalmente disponível. É lógico que não estamos em nossa casa, mas estamos numa casa emprestada muito boa".

"Havemos de a conquistar"
Se o sucesso interno do FC Porto é inquestionável, o do FC Barcelona nas competições europeias também. Os catalães venceram a Liga dos Campeões por três vezes nos últimos quatro anos, e em 17 ocasiões (!) desde que começou a disputar-se, 1965/66.
O FC Porto venceu por duas vezes (1985/86 e 1989/90) e nos últimos anos tem mantido, e perdido, um duelo titânico com a formação espanhola, tentando reconquistar a maior prova europeia de clubes.
"Havemos de a conquistar, está cada vez mais perto. Este ano perdemos com um golo que não entrou... O FC Barcelona é muito forte, tem um ritmo de jogo impressionante e os melhores jogadores do Mundo. Mas eles têm muito respeito por nós, já sentimos isso várias vezes. Tal como nós temos por eles."

in : Jornal O Jogo

Libellés :